Vida de estagiário: mobilidade sem exageros

Ser estagiário tem lá suas vantagens. Uma delas é pode mudar de estágio diversas vezes sem que isso prejudique demais o seu currículo. Afinal, é a hora certa de experimentar, até descobrir que tipo de empresa combina com você e que área faz mais a sua cabeça.

Segundo Fernanda Lopes de Macedo Thees, consultora de carreira e sócia da Loite, para um estagiário não pega tão mal mudar de trabalho várias vezes durante um ou dois anos. “Para um profissional formado, tantas mudanças num período tão curto podem ser mal interpretadas”, diz ela.

Tudo isso, claro, desde que ele conduza essas mudanças de forma responsável e madura. Não pegaria bem, por exemplo, mudar de estágio dez vezes durante a faculdade sem deixar a sua marca em nenhum deles. “Muita gente acha que estágio não é coisa séria, que tudo bem sair de um para outro só porque não gostou do chefe ou não se deu bem com o colega”, diz ela.

A dica, antes de começar a pular de galho em galho, é cuidar dos seus relacionamentos e da impressão profissional que você vai deixar em cada lugar. “Estágio tem de ser levado a sério. É com ele que começa o seu networking”, afirma Fernanda. Lembre-se: você está apenas começando a carreira e tem um longo caminho pela frente. Nada garante que, daqui a alguns anos, você não reencontre um antigo chefe ou colega em outra empresa. Se queimar seu filme como estagiário, dificilmente terá oportunidade de causar uma segunda boa impressão. Já se conseguir o apoio desse ex-chefe, provavelmente carregue boas referências profissionais.

Outra dica é a de já se preparar para, daqui a alguns anos, quando estiver formado, ter de explicar por que trocou de estágio sete ou oito vezes durante a graduação. “A explicação terá de ser convincente ou o profissional poderá parecer pouco comprometido com o trabalho.” Pense nisso antes de esvaziar as gavetas e dizer até logo.

Fonte: ClickCarreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa de Trainee Riachuelo 2013

Oportunidades no Grupo Cornélio Brennand

Estão abertas até 20 de janeiro as inscrições para o 4º Programa Trainee da Estácio.