FEEDBACK: Por que é tão importante? Já praticou hoje?

O feeddback é  uma resposta dada a um estímulo como uma maneira de avaliá-lo.







Feedback POSITIVO

Reforça a ação e atitude que você, sua empresa, ou alguém deseja e que se repita.
Ele é fundamental para manter o colaborador motivado.

Feedback NEGATIVO

Ele é CORRETIVO quando pretende corrigir uma ação ou comportamento. É desafiador para os gestores.
É INSIGNIFICANTE quando remete a  uma avaliação genérica e muito vaga. Não se entende o propósito do feedback.
É OFENSIVO quando impõe mais pelo medo do que por qualquer outra razão, ou até desqualifica o outro. Típico de um líder coercitivo.


Agora que já sabe os tipos de feedback, que tal umas dicas de como de como fazer um feedback, seja positivo ou negativo?

Para um feedback POSITIVO

Antes de tudo você não deve se cocentrar apenas apontar os erros para que sejam convertidos em melhorias. Isso ão vai acontecer! É muito importante saber que, ao dar um feedback positivo,  permite a pessoa que o recebe se sinta especial e com seu real valor. Obviamente não basta elogiar, pois precisa de um embasamento real.
Já pensou alguém fazer algo extraordinário, ou ter se esforçado tanto pata tal, e você chegar e falar: Ficou muito bom, não esperava menos de você. :|
Então podemos fazer o seguinte:
Quando alguém tiver uma boa ação, seja no seu comportamento ou no seu desempenho, elogie-o imediatamente. Isso fica gravado na memória junto com o ato produzido.
Ser clar@ e objetiv@ ao fazer uma observação positiva sobre os esforços empregados.
Elogiar e em seguinda apontar um erro? Ishh que Bad! Não é bom fazer isso. Pode trazer confusão à pessoa elogiada.
É sempre bom elogiar na frente dos outros. Isso chama-se PRESTÍGIO! Ahhh, estimula a melhoria, da pessoa e dos outros também.
É bom também, além de fazer um elogio, mostrar que aquela ação positiva é impactantede uma forma geral. O elogiado poderá se sentir importante e com vontade de crescer mais e mais.

Para um feedback NEGATIVO

Ishh Maria! Niguém gosta dessa parte, mas o melhor caminho não é se omitir ou remediar,  pois, apesar de nãos er uma tarefa fácil, é necessário para melhorias futuras. ;)
Então vamos lá!
Ahh, não precisa ser um gestor para encarar as situações que são necessárias um feedback negativo, tá!
É bom preparar um momento para conversar, apresentar fatos e argumentos que justifique o feedback negativo.
Pode elencar coisa que estão indo bem e as coisas que não estão, e que precisam de melhorar, e se possível, mostre como poderia ser feito de forma diferente.
Entender as justificativas da pessoa e direcioná-lo para o caminho certo, ou que espera dela para o futuro.

Legal né ;)!

Já que chegamos aqui, não esqueça:

Não seja impenetrável, esteja dispost@ a  a ouvir críticas sobre si ou sobre outrem.
Não cobre nada que não foi solicitado ou direcionado. Se lhe for apresentado algo bom e  inesperado, ótimo! Mas não espere isso o tempo todo.
Não exponha a pessoa. Fale com ela individualmente.
Não é legal ter um embasamento com achismo, verifique os fatos!
Não se apegue ao passado. Vevemos de presente, em busca de um futuro melhor. Então direcione para que futuramente não volte a ocorrer situações desagradáveis.

E por fim, encontre um equilíbrio! Críticas ou elogios demais não é legal. Encontre os pontos fortes e os que precisam ser desenvolvidos.

Texto com adaptações do FIA Instituto

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