Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID contrata ANALISTA DE OPERAÇÕES - CONTRATUAL POR PRAZO DEFINIDO (DTC)
Fundado
em 1959, o Banco Interamericano de Desenvolvimento ("BID"
ou "Banco") é a principal fonte de financiamento para o
desenvolvimento econômico, social e institucional na América Latina
e no Caribe. Ele fornece empréstimos, doações, garantias,
assessoria política e assistência técnica para os setores público
e privado de seus países mutuários.
O
Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é a mais importante
fonte de financiamento para o desenvolvimento regional na América
Latina e o Caribe. O BID tem uma Representação em cada um dos 26
países prestatários, cujas principais responsabilidades são: a)
Desenvolver uma estreita relação de diálogo com as instituições
do setor público e privado para identificar as necessidades de
desenvolvimento do país de acordo a demanda e ao contexto; b)
Desenvolver, implantar e monitorar as estratégias regionais do Banco
no país; c) Coordenar e supervisionar os processos de desenho e
execução dos projetos do Banco no país.
A
Representação no Brasil requer contratar contratuais em Operações
para executar uma ampla variedade de funções operativas destinadas
a apoiar a execução e o monitoramento dos projetos da carteira do
Banco no país. Os Contratuais de Operações terão como principais
funções as que se apresentam abaixo, sem, portanto estarem
limitadas a estas, para cujo desenvolvimento contará com a
orientação e suporte do Chefe de Operações, Especialistas
Setoriais, de Aquisições e Fiduciários em relação às tarefas
que sejam solicitadas.
Objetivo(s)
da Consultoria
Apoio
operacional durante a preparação e a execução dos empréstimos e
cooperações técnicas em função da carteira que lhe for
correspondentes.
Atividades
Principais
O
candidato selecionado deverá:
Apoiar os Órgãos Executores na elaboração de todas as ferramentas
de planejamento e monitoramento: Planos de Execução do Projeto,
Planos Operativos Anuais e Planos de Aquisições; monitorar as
atividades que se executam no marco dos projetos verificando sua
consistência com os referidos planos; assessorar aos Órgãos
Executores na aplicação correta das políticas de aquisições do
Banco, revisar de maneira prévia e/ou posterior a documentação
gerada pelos Órgãos Executores relacionada aos seus processos de
aquisições de obras, bens, consultoria e serviços, para garantir
que as políticas de aquisições vigentes estejam sendo cumpridas;
realizar o registro no universo de contratos que são pagos com
recursos de financiamento do Banco; verificar a concretização dos
produtos e/ou serviços contratados, e dar suporte na preparação
das comunicações dirigidas aos Órgãos Executores relacionadas à
posição do Banco sobre as aquisições que se efetuem no marco da
execução dos projetos.
Dar seguimento às cláusulas contratuais estabelecidas nos Contratos
de Empréstimos e Convênios de Cooperação Técnica existentes
entre o Banco e os Organismos no país, realizando um monitoramento
das mesmas através dos sistemas de controle do Banco; analisar a
documentação relacionada de acordo aos requisitos contratuais que
os Órgãos Executores apresentem e processar as ações
correspondentes no sistema, incluindo a preparação de resposta do
Banco às solicitações recebidas; coordenar ações com os Órgãos
Executores a fim de garantir o cumprimento oportuno e adequado dos
requisitos estabelecidos nos Contratos ou Convênios de Financiamento
e que a informação no sistema de controle do Banco esteja
permanentemente atualizada.
Apoiar aos Órgãos Executores na correta aplicação dos registros
contábeis e na utilização dos instrumentos de desembolso do Banco
a fim de garantir uma adequada administração financeira dos
projetos; revisar as solicitações de desembolso apresentadas ao
Banco pelos Órgãos Executores fazendo a averiguação prévia e/ou
posterior da correta contabilização dos gastos e a documentação
de suporte para que as mesmas sejam posteriormente validadas no
sistema de desembolso do Banco, verificando a elegibilidade dos
gastos e a relevância; analisar a documentação apresentada ao
Banco pelos Órgãos Executores relacionada à administração
financeira dos projetos (contabilidade, orçamentos, transferências,
rotas bancárias, etc.) e fazer recomendações na tomada de decisões
pelos Especialistas responsáveis pelos projetos; preparar as
comunicações do Banco relacionadas às transações financeiras dos
projetos.
Dar suporte aos Especialistas responsáveis pelos projetos na
realização das avaliações de risco, na elaboração dos planos de
mitigação e monitorar a execução das atividades incluídas nestes
planos. Apoiar na realização de visitas de inspeção técnica e
financeiro/contábil, administrativas e o acompanhamento da
implementação das recomendações.
Estabelecer e manter uma relação permanente, contínua e de mútuo
apoio com os Órgãos Executores e sua equipe, sob a orientação dos
Especialistas Setoriais, de maneira que solucionem os problemas que
se apresentem durante a execução dos projetos de modo rápido,
instituir mecanismos de alertas antecipadas que demonstrem atrasos ou
desvios na execução e tomar as ações necessárias para superar
estas situações. Adicionalmente, esta relação deve permitir que
toda a documentação que os Órgãos Executores enviem ao Banco
referente à execução dos projetos estejam livres de erros ou
omissões significativas que possam atrasar sua tramitação. Apoiar
o Especialista Setorial e os Especialistas Fiduciários nas
atividades necessárias para o sucesso dos resultados das operações
sob sua responsabilidade.
De acordo com a solicitação do Chefe de Operações, preparar
relatórios de progresso para facilitar a inspeção e o
acompanhamento dos projetos da carteira, da implantação da
Estratégia País e de outros aspectos que tenham relação com as
operações do Banco no país. Participar nas reuniões de revisão
da carteira e supervisão dos projetos, fazendo o acompanhamento dos
acordos estabelecidos, bem como da coordenação operativa do Banco
convocadas pelo Representante ou o Chefe de Operações.
Garantir a atualização permanente dos sistemas informáticos do
Banco na realização dos seus trabalhos fazendo uso adequado dos
mesmos; manter os arquivos físicos e eletrônicos dos projetos
gerados como produto de suas funções de acordo com a norma do Banco
sobre o tema.
Realizar apresentações informativas sobre as atividades,
estratégias e procedimentos relacionados a operações.
Compartilhar conhecimento sobre melhores práticas ao grupo de
analistas de operações e apoiar na compilação de lições
aprendidas que possam ser aplicadas às futuras operações.
Participar nas missões de preparação das operações.
Apoiar nas análises de capacidade institucional.
Participar na preparação/revisão dos documentos da proposta de
empréstimo.
Apoiar na entrada e monitoramento nos Sistemas do Banco:
Elegibilidade total ou parcial, cláusulas contratuais, desembolsos e
projeções, percentual do fundo rotativo (se houver), extensões de
cláusulas contratuais, atualização da informação semestral de
progresso nos sistemas, ajustes orçamentários e/ou cancelamento de
fundos remanescentes.
Apoiar na implementação das recomendações de auditoria interna e
das auditorias externas dos projetos.
Coordenar e centralizar na coleta de dados para o processo de
preparação do Relatório de Encerramento dos Projetos, participando
do seminário de encerramento dos programas, participando da reunião
de Revisão da Qualidade e Risco e preparar relatório de lições
aprendidas sobre a gestão financeira.
Se necessário, realizar e colaborar com outras tarefas para
certificar a entrega do programa operativo do Grupo BID.
Qualificações
Título Acadêmico / Anos de Experiência Profissional: Graduação
em Engenharia (qualquer área de atuação). Bacharelado nas áreas
correlatas a sua formação ou à Gestão de Projetos. Mínimo dois
anos de experiência.
Idiomas: Fluência em espanhol ou inglês.
Áreas de especialização: Experiência em Gestão de Projetos
(desejável PMI) e Conhecimentos de Gestão de Riscos de Projetos
(GRP)
Habilidades: Domínio do Microsoft Office (Word, Excel, Power Point,
Outlook), manuseio de base de dados (Access) e Microsoft Project.
Experiência em SAP desejada. Disponibilidade para fazer viagens.
*Por
ser uma posição nacional serão considerados elegíveis unicamente
candidatos de nacionalidade Brasileira.
Características
da Consultoria
Categoria e Modalidade da Consultoria: Contratual por Prazo Definido,
Mensal
Duração do Contrato: 24 meses
Local(is) de trabalho: Representação do BID no Brasil –
Brasília/DF
Pessoa responsável: Chefe de Operações
Pagamentos e condições: A compensação será determinada de acordo
com as políticas e procedimentos do Banco. O Banco, de acordo com as
políticas aplicáveis, poderá contribuir com gastos de viagens e
mudanças. Além disso, os candidatos devem ser cidadãos de um país
membro do BID.
Visto
e Autorização de Trabalho: O Banco, de acordo com políticas
aplicáveis, poderá submeter um pedido de visto às autoridades
imigratórias aplicáveis; entretanto, a concessão do visto fica à
discrição das autoridades imigratórias. Não obstante, é
responsabilidade do candidato obter o visto ou autorização de
trabalho necessários requeridos pelas autoridades do(s) país(es)
no(s) qual(is) os serviços ao Banco serão prestados. Se o candidato
não obtiver o visto ou autorização de trabalho para prestar
serviços ao Banco, a oferta de contrato será rescindida.
Consanguinidade:
De acordo com a política aplicável do Banco, candidatos com
familiares (incluindo o quarto grau de consanguinidade e o segundo
grau de afinidade, incluindo cônjuges) trabalhando para o Banco como
funcionários ou contratuais da Força de Trabalho Complementar não
são elegíveis parar prestar serviços ao Banco.
Diversidade:
O Banco está comprometido com a diversidade e a inclusão, e com a
igualdade de oportunidades para todos os candidatos. Acolhemos a
diversidade de gênero, idade, educação, origem nacional, raça,
deficiência, orientação sexual, religião e situação de
HIV/AIDS. Fomentamos as candidaturas de mulheres, afrodescendentes e
pessoas de origem indígena.
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