7 razões pelas quais os recrutadores preferem o Facebook ao LinkedIn


As redes sociais vêm ocupando um importante papel no recrutamento e seleção de candidatos a vagas de emprego. Com a facilidade de interação e a possibilidade de analisar os perfis de diversos candidatos, vendo as recomendações de cada um deles, essas redes estão sendo as responsáveis pela contratação de diversos profissionais qualificados.
Enquanto o LinkedIn é uma rede especializada no relacionamento profissional, sendo vista como uma das mais utilizadas pelos recrutadores, o Facebook também tem tido um importante papel nesse processo de escolha de candidatos.
Geralmente, o LinkedIn é utilizado pelas empresas na hora de contratar pessoas mais experientes, que exigem um maior número de qualificações e recomendações para serem chamadas a uma vaga. Já o Facebook é a grande aposta das empresas na hora de procurar estudantes e recém-formados que estão em busca de uma vaga de emprego.

Veja a seguir 7 razões pelas quais o Facebook pode ser melhor que o LinkedIn:
1. Facebook é mais engajador
Com o Facebook, as empresas podem criar estratégias de recrutamento que vão além do processo normal de seleção. Lá, é possível criar páginas personalizadas de recrutamento, promover discussões e subir material de apoio, como vídeos e outros tipos de conteúdo.
2. O Facebook é mais atualizado que o LinkedIn
Os recrutadores perceberam que são poucos os estudantes que atualizam seu perfil no LinkedIn. A maioria tem um perfil completo e atualizado no Facebook e acaba se esquecendo da rede de relacionamentos profissionais.
3. Facebook é grátis
Além de ser uma ferramenta gratuita como o LinkedIn, o Facebook permite o upload de qualquer tipo de material de divulgação das empresas, tais como vídeos, imagens e até mesmo uma plataforma interativa de recrutamento.
4. Facebook é uma rede maior
O Facebook possui um número muito maior de usuários únicos em comparação ao LinkedIn. É uma diferença de cerca de 680 milhões de usuários, em que o Facebook aparece no topo da lista com 800 milhões de visitantes únicos ao redor do mundo.
5. No Facebook é mais liberado
O Facebook não requer de contas especiais para elaborar perfis mais completos. Ele pode ser acessado por todos que queiram entrar para a rede.
6. O Facebook possui o botão Curtir
Por meio do botão curtir do Facebook, é fácil reunir pessoas interessadas em um mesmo assunto e integrar as plataformas de recrutamento espalhadas pela internet.
7. No Facebook é melhor para trabalhar a marca
Quando o relacionamento e o recrutamento precisam ser feitos com pessoas mais novas, como estudantes, recém-formados e profissionais que estão começando agora, muitas empresas apostam no Facebook como recurso principal de divulgação de suas ações e programas de estágio e trainee.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Red Bull: vagas de emprego e estágio para candidatos com ou sem experiência nos estados de SP, RJ, RS, PE

Estágio em marketing em Recife

Diversas vagas de emprego e estágio na PepsiCo - Vendedor, Auxiliar de Logística, Promotor de Vendas, Analista de Planejamento Logístico, dentre outras.