Cinco estilos de comportamentos difíceis no ambiente de trabalho.

Tipos de colega e seus estilos de comportamentos
1) Impositivo
Sua crença: "As coisas devem ser feitas de acordo com a minha vontade."
Seu objetivo: Vencer o outro para não ser vencido.
 E, para isso, age como um trator.
Principais características:
• Inflexível: nunca abre mão de sua vontade;
• Autoritário: usa o poder como argumento;
• Agressivo: intimida os colegas;
• Egoísta: ignora opiniões, sentimentos e necessidades alheias;
• Destrutivo: faz críticas depreciativas;
• Antipático: tem dificuldade de se relacionar;
• Oportunista: nos erros, culpa o colega; nos acertos, se vangloria.
Como lidar:
Com os impositivos, você deve ser assertivo: dizer claramente e com firmeza o quanto aquele comportamento agressivo o incomoda e como você quer ser tratado.
2) Dono da verdade
Sua crença: "A minha verdade é tão óbvia e não entendo quem discorda de mim."
Seu objetivo: Provar que ele está certo e o outro errado, sempre.
Principais características:
• Argumentador: defende suas ideias com excessivo vigor;
• Do contra: sempre discorda da opinião do outro, para mostrar que tem razão (ainda que não tenha certeza disso);
• Arrogante: faz muitas objeções. Dá a impressão de que quer prejudicar o colega (e às vezes quer);
• Rígido: possui uma rigidez mental que lhe dificulta compreender os colegas;
• Egocêntrico: Tem dificuldade de ouvir, só concordando se o argumento do colega tiver respaldo em fatos e dados e, principalmente, se o colega for um especialista. Ou, claro, concordar com ele.
Como lidar:
Antes de dizer suas idéias, escute com atenção tudo o que o dono da verdade tem a dizer. Ele precisa sentir que as suas idéias foram ouvidas. Faça perguntas esclarecedoras para entender realmente o que ele está dizendo e busque tire suas dúvidas. Quando for conversar
03) Dissimulado
Sua crença: "Se eu massagear o ego do colega, supervalorizando suas virtudes, ele fará tudo o que eu quero."
Seu objetivo: Manipular os outros para obter o que quer. É difícil estabelecer uma relação de confiança com um dissimulado.
Principais características
• Inescrupuloso: assume o crédito pelo trabalho dos outros para subir na carreira;
• Desonesto: finge amizade e colaboração para obter a confiança do colega e, assim, conhecer as suas fraquezas para usá-las ao seu favor;
• Desleal: oferece ajuda para demonstrar a fraqueza do colega, sempre em público;
• Egoísta: não tem intenção honesta de ajudar o outro;
• Bajulador: quando precisa de algo ou alguém, acha que tem de seduzir, massageando o ego do outro;
• Interesseiro: sempre faz troca de favores. Não oferece nada que não vá cobrar depois.
Como lidar:
Com os dissimulados, esteja sempre atento. Registre tudo o que foi discutido. Defina claramente as responsabilidades e dê crédito a todos os envolvidos no trabalho. Quando houver tentativa de manipulação, peça fatos e dados que comprovem aquilo que o manipulador diz.
 04) Passivo
Sua crença: "se eu entrar em conflito, meu colega não vai colaborar comigo e me excluirá."

Seu objetivo: Não correr riscos de ser humilhado, rejeitado e ignorado.
Principais características
• Bonzinho: cede em prol dos interesses do colega, buscando aprovação;
• Permissivo: evita confrontos e se mostra amável e extremamente colaborador;
• Desorganizado: não sabe dar limites e se perde em suas atribuições. Com isso, corre o risco de não cumprir prazos ou trabalhar mais do que sua função exige;
• Hesitante: não se posiciona em momentos importantes, não dá ideias, não antecipa problemas;
• Duvidoso: não assume responsabilidades, nem no trabalho.
Como lidar:
Estimule a participação dos passivos, pedindo opiniões e fazendo perguntas para que eles se posicionem e assumam responsabilidades em relação ao trabalho.
5) Reclamão
Sua crença: "As pessoas são ruins e aproveitadoras. Eu sou uma vítima."
Seu objetivo: Reclamar de tudo para se sentir confortável e não precisar mudar em nada.
Principais características:
 Negativo: está sempre vendo o lado ruim das situações e dizendo coisas desagradáveis;
• Pessimista: não se entusiasma com mudanças e sempre acha que nada vai dar certo;
• Insatisfeito: sempre reclama da situação na empresa, das injustiças que sofre e de quanto gostaria de mudar, mas não faz nada para isso;
• Folgado: dá um jeito de livrar-se das piores tarefas.
Como lidar:
Não alimente a insatisfação dos reclamões com comentários negativos sobre a empresa, o trabalho, os colegas e o chefe. Quando eles reclamarem, estimule-os a resolverem o problema com a pessoa envolvida na situação que os incomoda. Converse sobre as alternativas de escolhas, ajudando-os a terem outro olhar para a situação.
Como evitar conflitos
O autocontrole é fundamental para lidar com profissionais difíceis. "Agir de forma impulsiva pode comprometer a sua imagem no ambiente de trabalho.
Na maioria das vezes, a perda de controle, traz prejuízos, pois a pessoa se arrepende e pode ser tarde demais", explica a psicóloga e psicoterapeuta Olga Tessari, de São Paulo (SP).
Veja as orientações da mestre em comunicação e mercado Vera Martins, que também é autora dos livros "Seja Assertivo!" e "Tenha Calma!" (ambos da Ed. Campus), para lidar com colegas de trabalho difíceis:
Lições gerais
01) Seja assertivo. Diga o que pensa, sente e precisa, sem rodeios ou constrangimento. Fale com firmeza e autoconfiança, mas sem usar palavras e gestos agressivos. Mantenha sempre o respeito e a educação;
02) Esteja sempre embasado em fatos e dados para vender suas ideias, administrar conflitos e dar e receber retorno sobre os resultados. Diga ao colega somente aquilo que agregue algo e que traga benefícios ao relacionamento;
03) Coloque-se no lugar do outro, buscando compreender o que o leva a adotar esse comportamento difícil. Entender como o outro funciona ajuda-o a melhorar sua argumentação e tornar seu posicionamento mais seguro e autoconfiante;
04) Mostre envolvimento com o colega e o quanto você o respeita em suas competências. Reconheça os pontos fortes dele, faça elogios sinceros às suas boas realizações, mas sem exageros. Isso ajuda a quebrar a arrogância, a agressividade, a timidez e a insegurança do outro.
Inteligência Emocional
A Inteligência Emocional também é um fator importante para trabalhar com pessoas difíceis de lidar. "Compreende a capacidade de se relacionar com o outro (ouvir e comunicar), motivar, se conhecer e ter autocontrole.
Uma pessoa inteligente emocionalmente não é aquela que controla as suas emoções, mas aquela que controla as suas ações. Não é porque estou com raiva que tenho de agredir o outro", explica a psicóloga Lucimar Delaroli, especializada em Gestão de Recusros Humanos e professora dos cursos de pós-graduação nos MBAs de Marketing da ESPM/ RJe de Gestão de Negócios da IBMEC/RJ.

"O que falta às pessoas, hoje em dia, é uma dose de capacidade de se colocar no lugar do outro e compreender a posição e as atitudes alheias, não no sentido de se submeter às vontades, mas, sim, de compreendê-lo para poder estabelecer um diálogo", diz o professor doutor Marcelo Afonso Ribeiro, do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, da USP.
Vale levar em consideração que, muitas vezes, as pessoas não percebem que agem de forma inadequada com os colegas ou não sabem que as suas atitudes afetam os demais.
"Tendemos a achar que essas pessoas agem para, deliberadamente, nos prejudicar ou irritar, esquecendo-nos de que elas, como nós mesmos, só estão vivendo suas vidas e correndo atrás de seus objetivos como julgam correto fazê-lo", afirma a psicóloga Lucimar Delaroli.

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